Pedra do Reino
Cadastrada por: André Ilha, em 03-12-2021 às 17:30
Descrição: Lindo par de agulhas graníticas com cerca de 30 m de altura, fincadas no chão do sertão pernambucano a poucas dezenas de metros da divisa com a Paraíba. Conhecida antigamente como Pedra Bonita, a sua rica - e sangrenta - história inspirou o romance "A Pedra do Reino", de Ariano Suassuna, e a partir dele ela acabou mudando de nome. Por inspiração do grande escritor, há um grande círculo de estátuas de pedra, de cerca de 3 m de altura cada, aos pés da Pedra do Reino, parte delas simbolizando o sagrado, parte o profano, e o local é palco de dois eventos anuais concorridíssimos, uma cavalgada, que parte do centro de São José do Belmonte, e uma cavalhada, representando a luta dos cristãos contra os mouros. Ao lado das pedras (a Pedra do Reino e os boulders à sua volta) é possível encomendar uma comida caseira, bem como cerveja e refrigerantes.
Sua única escalada atinge a mais baixa das duas agulhas. A outra, apenas três metros mais alta, é absolutamente lisa e vertical por todos os lados, portanto inescalável em livre. Os autores de "Vai e Volta", a bonita via em livre na agulha menor poderiam facilmente ter chegado ao cume da maior, a partir do topo da menor, em artificial fixo, mas acharam que isso seria quase desrespeitoso com uma pedra tão bela e cheia de histórias.
Como chegar à base: A partir de São José do Belmonte, siga as informações do GPS de um aplicativo como Google Maps até o ponto indicado abaixo.
Coordenadas: -7.75035607381847,-38.59823166356765